| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
SOLAR
01/12/2014

Ikaros-Hemera reforca aposta no solar fotovoltaico


 
A Ikaros Hemera, uma joint-venture entre a Quifel Natural Resources, do empresário Pais do Amaral, e o grupo belga Ikaros Solar, acredita que o pacote legislativo do auto-consumo de electricidade, lançado recentemente pelo Governo, irá potenciar o negócio do solar fotovoltaico. Um impulso que, segundo a gestão, lhe permitirá reforçar a sua presença num mercado, onde actua exclusivamente no segmento empresarial, com particular foco no sector agrícola.
 
Responsável pela engenharia, fornecimento, instalação e operação de sistemas fotovoltaicos de média e grande dimensão, a Ikaros Hemera inverteu, durante o corrente ano, o seu modelo de negócio, passando o investimento de terceiros a dominar a sua estratégia comercial, em detrimento da venda directa a clientes finais.
 
A empresa liderada por Duarte Caro de Sousa quer ainda que o centro de competências de engenharia, que conseguiu atrair para Lisboa, ganhe cada vez mais peso no seio do grupo e traga para Portugal o ‘know how' do sector fotovoltaico. Com presença no Reino Unido, Portugal, Turquia, México e Índia, a Ikaros Solar gere as operações na Holanda e França a partir da Bélgica.
 
"Depois de uma aposta inicial de venda de sistemas de mini geração de electricidade ao cliente final, a Ikaros Hemera alterou a lógica do negócio. Actualmente mais de metade da sua actividade é investimento de terceiros", afirmou ao Diário Económico o gestor. "Este é um modelo de negócio que representava 20% da nossa actividade em 2013, sendo que 80% eram vendas directas ao cliente, que queria investir e ser o dono do sistema de produção de electricidade", acrescenta. 
 
A justificar esta mudança está a redução da tarifa e o impacto gerado na rentabilidade do cliente final, como o aumento do prazo de retorno do investimento. "Isto fez com que o modelo de negócio cliente final fosse perdendo expressão, tendo surgido outras entidades nesta actividade", afirma Duarte Sousa.
 
"A redução do custo do dinheiro e das remunerações do depósitos a prazo e obrigações fez com que pequenos aforradores individuais e até alguns fundos começassem a apostar na eficiência energética e na pequena geração de electricidade", explica o administrador da Ikaros Hemera.
 
"Conseguimos proporcionar rentabilidades entre os 7% e os 11% a estes investidores. Temos investidores que aplicam 200 mil até um milhão de euros e que conseguem ir apanhar alguns destes projectos que nós identificamos. Fazemos a intermediação entre o cliente final e o proprietário do terreno", adianta o administrador da empresa. Em 2013, a Ikaros Hemera instalou cerca de 3 megawatts, valor que deverá subir para 4 megawatts este ano.

Economico


Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 19/06/2019