| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
Notícias - Notícias
30/05/2012

António Sá da Costa: «Renováveis não são a causa de todo o mal»


Mostrar à população portuguesa a vantagem das energias renováveis foi o mote para a campanha que a Apren - Associação de Energias Renováveis encetou e que estará nos meios de comunicação até ao Verão. Tudo começou com uma carta publicada num jornal diário ao ministro das Finanças, depois outra à ministra do Ambiente. Agora a Apren lançou a primeira campanha de publicidade nas redes sociais, com um vídeo sobre sustentabilidade financeira do sector, com um elevado «cariz pedagógico». Em breve será anunciado outro sobre as vantagens ambientais das renováveis.

«Não estamos a pedir nada, nem nos estamos a queixar de nada. Só queremos mostrar que não somos os maus da fita, como parece estar a ser veículado nos últimos tempos», esclarece António Sá da Costa, presidente da Apren. A grande questão é que «não há rendas excessivas», nem as renováveis são «a causa de todo o mal», uma vez que a electricidade representa 25 por cento da energia consumida pelo país e dessa fatia, um quarto é produzido por fontes renováveis. Por outro lado, a terminologia "renda" induz o pagamento de um montante de forma contínua e uniforme, o que não acontece com as renováveis: «os produtores são pagos unicamente pelo que produzem».

Sobre as negociações em curso com a tutela, para a remuneração dos contratos já estabelecidos, Sá da Costa limita-se a lembrar que os governantes já reiteraram que «os contratos firmados não estão em causa», pelo que as negociações em curso só terão efeitos quanto o prazo dos contratos terminar. Daí que seja «complicado» e «difícil» estimar o alcance real dos cortes pretendidos, como o Governo tem vindo a fazer, argumenta o representante do sector.
Ambienteonline


Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 19/06/2019