| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
SOLAR
10/13/2010

Parque fotovoltaico já produz electricidade


Já está concluída a primeira fase do novo parque fotovoltaico da Nutroton Energias que está a ser instalado na Zona Franca Industrial (ZFI), no Caniçal.

Ontem, o director executivo da Nutroton Energias, o ex-presidente do PSD, Marques Mendes, visitou o parque fotovoltaico, o primeiro a ser construído na ilha da Madeira, uma vez que a empresa já tem a funcionar desde Maio deste ano um parque fotovoltaico na ilha do Porto Santo.
Na oportunidade, disse ao JM que o parque fotovoltaico já está a produzir energia desde a semana passada, embora em fase experimental. Marques Mendes realçou que a “potência total do parque será de 6 megawatts, sendo que metade do parque (3 megawatts) já está pronto e está a produzir energia”.

Quanto às obras da segunda fase do parque fotovoltaico, que já arrancaram, o director executivo da Nutroton Energias referiu que “ficam concluídas até ao fim de Novembro”. No total, disse, o parque “terá 28.800 painéis fotovoltaicos, passando a ser um dos maiores a nível nacional”, destacando ainda que “abrange uma área de 100 mil m2” e custará 20 milhões de euros.

Marques Mendes realça que quando o parque fotovoltaico estiver a funcionar em pleno “vai abastecer com electricidade o correspondente a 3.200 fogos por ano, ou seja, metade das necessidades do Concelho de Machico”.

A electricidade produzida pelo parque fotovoltaico do Caniçal é injectada na rede da Empresa de Elecrticidade da Madeira, com quem a Nutroton Energias estabeleceu um contrato de fornecimento.
Segundo o responsável da Nutroton, o parque “passará a ser um grande contributo do ponto de vista de abastecimento energético para a Madeira a partir de fontes renováveis, neste caso energia solar”. Salienta ainda o importante contributo para a redução da dependência energética da Região e a importância em termos de Ambiente e Turismo.

Refira-se que o parque fotovoltaico do Porto Santo, com uma capacidade de 2 megawatts de produção, teve um custo de 9 milhões de euros.

A Nutroton Energias prevê ainda investir num grande parque eólico na ilha da Madeira, a construir a partir de 2011, com uma capacidade de produção de 9 megawatts.

A inauguração do parque fotovoltaico do Caniçal deverá acontecer em Dezembro.


Jornal da Madeira


Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 6/19/2019